0001 - With A Little Help From My Friends - Joe Cocker [1969]


Em 1994 estava na oitava série e, juntamente com minha família, havia retornado para minha cidade natal. Tinha quatorze anos e era uma época especial. Época de estudos, época de descobertas, época de poucas preocupações, e muito tempo para aproveitar a vida. E claro, sempre tinha aquele tempinho para assistir os programas de TV. 

Coincidentemente, nesta época a TV Cultura de São Paulo começou a exibir um seriado sobre a vida de um típico adolescente americano nos anos 60. Não perdia um capítulo de Anos Incríveis. A série contava estória de um adolescente que passava por situações que eu havia vivenciado ou estava vivenciando. Era incrível como alguns fatos da minha vida pré-adolescente era parecida com alguns "causos" da vida do personagem Kevin Arnold (personagem principal intepretado pelo ator Fred Savage). Instantaneamente, me identifiquei com suas estórias. 

Uma coisa na série sempre me chamou muito a atenção era sua trilha sonora; as músicas que eram usadas nos episódios eram ajoritariamente clássicos do rock dos anos 1960. E uma em particular sempre me chamou mais a atenção: a música tema de abertura do seriado.


Era ouvir os riffs tocarem na TV para que eu não tirasse os olhos da telinha pelos próximos 30 minutos. Quem não se lembra daquela abertura com o vídeo caseiro com cenas de um churrasco de família ao som de With A Little Help From My Friends na versão de Joe Cocker? Pois é, por muitos anos pensei que esta música fosse mesmo de Joe Cocker.

Só depois de alguns anos, quando já estava mais velho e tentando se aprofundar nos clássicos do rock que descobri que a versão original era dos Beatles. A sonoridade da música original é sensacional. Ela faz parte do sensacional álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band de 1967. Esta é uma das poucas músicas da banda de Liverpool que leva a voz de Ringo Starr como vocalista principal. A gravação original possui um ritmo mais cadenciado, bem diferente de como eu a conhecia na abertura de Anos Incríveis:


Mas a versão de Joe Cocker é tão boa ou até superior que a original. Ela foi gravada em 1968 e lançada comercialmente somente em 1969. A gravação contou com a participação de Jimmy Page como guitarrista principal. Essa reinterpretação é o melhor exemplo de que uma cover não é uma simples cópia. Uma cover pode ser uma reconstrução total, que pode possuir uma aura própria, deixando uma marca indelével, por anos (e anos incríveis). 


Naquele mesmo ano de 1969, Joe Cocker apresentou sua versão de With A Little Help From My Friends no lendário Festival de Woodstock. Sua apresentação é relembrada até os dias de hoje e pode ser considerada um dos pontos altos daquele evento, se tornando uma espécie de hino da geração anos 60 que transcendeu o tempo.


Postar um comentário

5 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Esse realmente é um cover que ganhou vida própria, e com mérito. Eu gosto da versão, apesar da original ser insuperável.

    Será que só eu que perdi "Anos Incríveis" na minha pré-adolescência? rs

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém conheci essa versão por causa de "Anos Incríveis" e só mto tempo depois fui descobrir a original rs.
    Mas não acho melhor não, só diferente. Aliás, é como se fossem duas músicas diferentes.

    ResponderExcluir
  3. começou bem, hein? adooooro essa versão, acho que de tanto ouvir em anos incríveis acabei gostando mais desta!

    ResponderExcluir
  4. Beatles é essencial. Sgt Peppers é provavelmente o álbum mais revolucionário de todos os tempos. Dito isto, ouso afirmar que, sim, a versão de Joe Cocker é superior à dos Beatles. Ele se entrega de tal maneira à canção que ele devia sair sem um pingo de energia depois, mais ou menos o que Janis Joplin fazia em suas apresentações. Marcas do, provavelmente, melhor período do rock!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... esse primeiro post resume exatamente a minha fase de vida também. Anos Incríveis e tudo. Eu só descobri que a versão original era dos Beatles uns 4 anos depois e mesmo assim, só acreditei quando coloquei as letras uma ao lado da outra e acompanhei com a música junto... São Tomé!

    ResponderExcluir