Covers For Fun - Atirei O Pau No Gato - Falcão [1999]

Pra lembrar o dia de ontem, sem ser o feriado santo, vamos lembrar que muitas e muitas gerações cantaram essa quando criança

Toda a criança feliz que quebrou ou não o nariz cantava essa pérola do cancioneiro infantil. Hoje em dia, inventaram uma versão que eu considero imbecil do tal politicamente correto pra música do Atirei O Pau No Gato. Sim, se você prestar a atenção, a letra é uma violência contra os animais, mas mais babaca é ensinar a criança a cantar a versão original e em seguida (e eu já vi professoras fazerem isso...) ensinar a versão policamente correta que é forçada e mal feita. Não vou continuar nessa discussão, calma!

Seria o mesmo que discutir: vamos "censurar" Monteiro Lobato porque ele era racista... então, como essas discussões são longas, vamos mesmo ao que interessa!

Bem, voltando ao que se é esperado no nosso blog, o Falcão também quis protestar e fez sua versão de Another Brick In The Wall usando a letra de Atirei O Pau No Gato em 1999. Como vocês ouvirão, Roger Waters deve ter sacado, ou foi avisado, o que Falcão faria e nao liberou a música, mas a versão ficou e a internet preserva - e a versão dessa história contada pelo próprio cantor está aqui.

A primeira vez que ouvi ele cantar essa música foi no Estúdio Ao Vivo TransAmérica, da rádio de mesmo nome que levava artistas para fazerem apresentações ao vivo em seus estúdios, acredito que essa foi a primeira vez que ele cantou a "cover"... e ainda andou fazendo shows cantando por aí:


Falcão ou Marcondes Falcão Maia, cearense, era arquiteto, até lançar de forma independente seu primeiro CD em 1992, acabou chamando a atenção da BMG que o transformou num sucesso nacional, primeiro com a versão que ele fez para o inglês de Não sou Cachorro, Não (I'm not dog, no) e também Fuscão Preto (Black People Car). Irônico e inteligente, Falcão sabe muito bem usar em suas letras a sátira com um toque bom de criticidade. E se não fosse assim, como alguém pensaria em usar a "base" da música do Pink Floyd para cantar uma música infantil?

A música original, com mais crianças para lembrarmos esse dia:


E mais um agradecimento a meu amigo MushiSan que me ajudou na pesquisa da data da versão do Falcão.

Postar um comentário

3 Comentários
* Por favor, não publique Spam. Todos os comentários são revisados pelos administradores.
  1. Menina, vc não poderia muda isto de Fun para Trash??!! É muito ruim esta versão do Falcão.

    ResponderExcluir
  2. Talvez vc consiga encontrar. Existe uma versão de Another Brick in the Wall, que eu acho que é mais antiga, também feita em cima de Atirei o Pau no Gato. Eu a ouvia na Transamérica Rio de Janeiro. Tocava no programa Transástico. Acho que foi a primeira versão que eles fizeram. Isso foi nos anos 80, acho que entre 84 e 88. E pelo que eu me lembro era melhor que a do Falcão. Pelo menos não era ele que cantava.

    Abraços,

    Luciano.

    ResponderExcluir
  3. A versão da Transamérica, que tocava também aqui em São Paulo nos anos 80, era fantástica. Acho que foi a primeira.

    ResponderExcluir